O Grupo Colmeia está comemorando 10 anos de atuação e consiste em um programa de extensão que integra estudos, pesquisa e extensão em economia popular e solidária vinculada à Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Ao completar 10 anos de existência, o Grupo preparou o Seminário "Extensão, pesquisa e ensino em Outras Economias: seminário em comemoração aos 10 anos do grupo Colmeia (Face/UFMG)", com uma programação rica em conhecimento e trocas entre pesquisadores, professores, feirantes e ouvintes. As inscrições para o Seminário podem ser feitas no link: clique aqui

O evento acontecerá no dia 17 de outubro de 2024, de 09h às 18h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas. Terá ainda programação complementar composta pela Feira de Economia Popular e Solidária, uma Oficina de Mudas e o encerramento com samba.

Para saber mais sobre o Programa acesse o registro no Sistema de Extensão - Siex ou acesse o instagram @ufmgcolmeia

A programação completa do Seminário e a programação complementar podem ser conferidas abaixo.

PROGRAMAÇÃO

9h-10h45: Mesa de abertura - 10 anos do grupo Colmeia
Moderadora: Esther Guimarães (doutoranda Cedeplar/UFMG)
Participantes: Roberto Monte-Mór (professor, Cedeplar/UFMG), Evandro Alves (ex-aluno UFMG), Osvaldina Silva (produtora da economia popular e solidária), Denilson Eleutério (produtor da economia popular e solidária), Ailton Gomes (produtor da economia popular e solidária), Gabriel Arruda (técnico administrativo, Face/UFMG)

Intervalo para o lanche

11h-12h45: Mesa 1 – Interfaces entre extensão, pesquisa e ensino junto às outras economias
Moderadora: Nina Fraiha (mestranda, NPGAU/UFMG)
Participantes: Ana Mercedes Icaza (professora, UFRGS), Marcelo Alves de Souza (professor, EE/UFMG), Bruno Siqueira (doutorando, IGC/UFMG)

Intervalo para o almoço

14h15-16h: Mesa 2 – Economia popular solidária e território: dinâmicas contemporâneas
Moderador: João Tonucci (professor, Cedeplar/UFMG)
Participantes: Luciana Corrêa do Lago (pesquisadora, NIDES/UFRJ), Mara Nogueira (professora, Birkbeck, University of London), Felipe Magalhães (professor, IGC/UFMG)

Intervalo para o lanche

16h15-18h: Mesa 3 – Mulheres e as outras economias
Moderadora: Sibelle Diniz (professora, Cedeplar/UFMG)
Participantes: Ana Paula Soares (produtora da economia popular e solidária, integrante do empreendimento Imani Anna), Marina Coimbra (mestranda, IGC/UFMG e integrante Auê!), Layla Seabra (graduanda, Face/UFMG)

19h: Confraternização: Samba do Colmeia – Armazém do Campo

PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR:

09h-19h: Feira de economia popular e solidária da Face/UFMG
Organizada mensalmente pelo grupo Colmeia, a Feira conta com 15 a 25 grupos de produção da economia popular e solidária, residentes em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, das áreas de: agroecologia, alimentação, artesanato, confecções e cosméticos naturais. Os empreendimentos participantes são selecionados via chamada pública, sendo priorizados aqueles com maioria de mulheres e de pessoas negras e indígenas. A Feira é aberta a toda a comunidade acadêmica e a residentes do entorno do campus da UFMG.

13h-14h: Oficina de mudas
A oficina visa sensibilizar para a importância da agroecologia e do cuidado com o meio ambiente, através de atividades lúdicas e da prática de confecção de vasos autoirrigáveis utilizando materiais recicláveis.