No âmbito da UFMG, a extensão é entendida como um processo educativo, artístico, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, cujo objetivo é ampliar a relação da Universidade com a sociedade (cf. artigo 59° do Regimento Geral da UFMG). As diretrizes sobre as atividades de extensão são estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), cabendo à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) desenvolver e supervisionar sua execução.
No âmbito da Faculdade de Ciências Econômicas, compete à Congregação estabelecer as formas de aprovação e acompanhamento das atividades de extensão e da prestação de serviços. A FACE conta ainda com um Centro de Extensão, órgão que executa a gestão da política de extensão na Unidade, em consonância com a política geral de extensão universitária.
As atividades de extensão são realizadas sob a forma de programas, projetos, cursos, assessoramentos, prestação de serviços e/ou consultorias, entre outras e integram os planos de trabalho tanto dos docentes envolvidos em sua realização, bem como da Unidade. As principais atividades de extensão coordenadas por professores da FACE podem ser consultadas por meio do Sistema de Informação da Extensão (SIEX).