Informamos a realização do Seminário Religiões, política e ciências na encruzilhada, no dia 1º de outubro de 2024, das 9h às 12h, no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 da UFMG. Uma das propostas do encontro é pensar as ações políticas, os saberes científicos e as experiências religiosas na contemporaneidade.

As religiões, as ciências e a política são dimensões socioculturais que historicamente se entrecruzam com distintas nuances produzindo efeitos concomitantes entre si. Embora tais entrecruzamentos sejam dinâmicos e se alterem em diferentes contextos, é possível afirmar que as fronteiras dessas dimensões têm estabelecido muitas polêmicas. Ora convergentes ora divergentes, são arenas que constituem a vida social e que nos últimos tempos têm gerado novos compartilhamentos, seja na relação entre as religiões e a política, tomada muitas vezes como maldita e perigosa, seja na relação entre religiões e ciências, não raros entendidas como campos antagônicos e não como esferas colaborativas.

De acordo com os professores residentes que organizam o seminário, o objetivo do encontro é produzir reflexões sobre a relação histórica, complexa e contextual entre esses saberes, sobretudo no que toca à sua incidência na reivindicação de grupos e segmentos sociais como as comunidades afro-religiosas, LGBTQIA+ e indígenas.

O encontro contará com a participação de Gersem Baniwa, docente indígena da Universidade de Brasília (UNB), Pastor Filipe Gibran, da Comuna do Reino, Isabela Dario, do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO) e Mariana Ramos de Morais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional.

O evento é organizado pelos professores residentes do IEAT, Camila Nicácio e Marcelo Cattoni, da Faculdade de Direito da UFMG, Marco Aurélio Prado, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e Maria Inês de Almeida, da Faculdade de Letras da UFMG.

Haverá emissão de certificados de participação para quem se inscrever pelo endereço: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/e/265/ciclo-ieat-25-anos.