Informamos que o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), vai inaugurar, no dia 29 de maio no auditório da Reitoria da UFMG, a Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. A cerimônia terá início às 10 horas. Essa cátedra representa o marco inicial de um novo programa de cátedras de longa duração no âmbito do IEAT. Esse programa tem como objetivo principal atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.

A primeira cátedra desse programa do IEAT será dedicada ao tema da Educação Básica e terá como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. No evento, ele vai ministrar a conferência “A responsabilidade pública da universidade perante os professores e a sua formação”.

A Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica do IEAT conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UFMG, que tem atuado num conjunto de ações da UFMG que visam ao estreitamento de relações entre a universidade e as escolas de educação básica, entre tais ações está a criação da rede mineira de formação de professores.